Capoeira, cultura e tradição a serviço do turismo comunitário

Tradução: Clara Carybé

Revisão: Gabriela Miranda

....................................................................................................................


O turismo comunitário trabalha cotidianamente o desenvolvimento econômico, a justiça social e a independência na esperança de estabelecer sustentabilidade. O termo comunidade adquire todo seu significado, seu encanto e sua essência por representar uma dinâmica de reunião e de compartilhamento. A viagem que venho fazendo pelo Brasil há meses tem duas palavras-chave: comunicação e conexão. Elas são também os pilares do meu trabalho e de minhas colaborações. Neste contexto de imersão, em um novo território e em uma nova cultura, tive oportunidade de conhecer Juanjo, um entusiasta da vida, amante da capoeira, cofundador da Impact Travel Collective, criador de projetos de sentidos e facilitador de conexão na indústria, entre outros.

Nosso encontro se tornou realidade graças à Komunidad e ao seu generoso objetivo de estabelecer um coletivo comprometido e apaixonado. Buscava encontrar uma experiência autêntica e significativa no famoso destino turístico de Paraty, um patrimônio da humanidade na lista da UNESCO, para que pudesse compartilhar e informar sobre as alternativas turísticas dentro daquele território e Juanjo me convidou para sua própria experiência. Uma imersão cultural, artística e histórica no coração de Paraty. Fizemos um tour pelo centro histórico para conhecer o passado deste destino simbólico do Brasil e sobretudo para encontrar com sua cultura e sua essência. Juanjo propõe uma experiência de capoeira na qual compartilha seu conhecimento, sua experiência e sua arte.

“Uma expressão cultural e artística” é o que realmente me chamou atenção em sua apresentação. E é isso mesmo. A capoeira tem um passado histórico pesado, que hoje em dia simboliza toda a energia e a paixão da prática. Ao mesmo tempo que é arte marcial, esporte, dança, canto e música, é uma tradição rica em cultura e história que está se perpetuando no mundo inteiro

“O tour da Capoeira é uma narrativa que resgata toda a raiz afroindígena e seu valor dentro da cultura latina”.

Juanjo trabalha fora dos padrões tradicionais de narrativa para enfatizar a noção de comunidade na arte da capoeira e seu papel tradicional. Uma narrativa que permite compartilhar ensinar e transmitir a prática da capoeira para assegurar a sobrevivência da memória afrodescendente e sua visibilidade na sociedade. Para o turista, parte complementar dessa narrativa, a experiência se concretiza pelo impacto sobre a indústria por meio do seu consumo turístico e sobre si mesmo por meio da experiência simbólica da proposta.

Esta sensibilidade e esta consciência da importância do impacto individual no que diz respeito aos OSD (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) também são desenvolvidas por Juanjo com o Impact Travel Collective. Um projeto coletivo reunindo guias especializados na América Latina que têm um impacto positivo em suas comunidades e entorno.

“No Impact Travel, tentamos diminuir o impacto das pessoas. Entender e ensinar como esses impactos atuam na cadeia turística, que começa e termina no viajante e na pessoa que o conecta com o entorno, o espaço e a atividade. Isso é importante na visão sustentável. A pessoa que se conecta deve estar consciente do impacto que causa. Convido vocês a conhecerem o projeto Impact Travel que acaba de receber uma menção honrosa no Concurso de Empreendimento Social em Turismo e se visitarem a cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, não deixem de procurar as oficinas culturais para viajantes da Capoeira Paraty.

É assim que a expressão artística da capoeira ajuda o turismo comunitário: por meio da dimensão cultural e tradicional que representa. Uma experiência autêntica para conhecer melhor essa prática graças à narrativa histórica e social e assim compreender seu poder e seu valor na sociedade brasileira atual.

Aproveito para agradecer a Juanjo, seu tempo e sua energia, por essa linda experiência em Paraty, Brasil.

Checa nuestros otros artículos: